Joana Pascoal
Joana Justino Pascoal, nascida em Abril de 1978, natural de Sintra, freguesia de Santa Maria e S. Miguel, hoje união de freguesias de Sintra fez a sua escolaridade no Colégio de S. José, Quinta do Ramalhão, em Sintra.
Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e pós-graduada em direitos humanos e direito penal económico naquela faculdade, é advogada inscrita no Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados desde 2003. Dedicou-se particularmente às áreas de direito administrativo e direito cível.
Ingressou num dos primeiros cursos do Instituto de Mediação e Arbitragem de Portugal em 2005, formando-se Mediadora de Conflitos, por ser sensível ao paradigma dos meios alternativos de resolução de conflitos.
Desde os tempos de faculdade que pugnou pela participação cívica, não só no seio na Universidade como membro do Senado da Universidade de Coimbra e respetivo Conselho Social, mas também enquanto fundadora e presidente da Casa Lusófona, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento.
Posteriormente, integrou a Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses, e foi presidente pelo período de dois mandatos. Durante este período colaborou com vários meios de comunicação social na área da Justiça.
A mais recente manifestação deste desejo de contribuir para o bem público é a criação da Associação de Turismo de Sintra, a que preside.
Há pouco menos de uma década, abraçou o projeto familiar de recuperação de património urbanístico sintrense e sua reabilitação para a hotelaria. Desde então a família já abriu ao público um hotel de 3 estrelas, anteriormente alojamento local, um boutique hotel de 4 estrelas e vários apartamentos turísticos, todos sitos no centro histórico de Sintra, contabilizando cerca de 100 camas no centro histórico de Sintra.
Pretendem continuar a investir em Sintra, respeitando o edificado e o património cultural e paisagístico sintrense, dotando a Vila e o concelho de equipamentos de qualidade, em homenagem à história de Sintra.