Image

João Talone

Antes da fundação da Magnum Capital em 2006, João Talone, entre 2003 e 2006 foi Presidente Executivo da Energias de Portugal (EDP), a maior empresa industrial Portuguesa e uma das maiores utilities Europeias.
Durante o seu mandato de três anos, liderou um significativo processo de reestruturação da empresa que resultou num aumento de 124% na sua capitalização bolsista. Foi também Vice-Presidente do Conselho de Administração da HidroCantábrico, depois da sua aquisição pela EDP em 2005.

De 2002 a 2003, foi Comissário Especial do Governo Português, liderando o processo de extinção da Investimentos e Participações Empresariais (IPE), empresa Estatal Portuguesa que detinha e controlava as maiores participações do Estado em empresas industriais, vendendo ou transferindo perto de 1 mil milhões de euros em ativos.
Durante esse período liderou também um processo para redesenhar e reestruturar o sector energético Português.

Antes da sua cooperação com o Estado Português, esteve 13 anos (1988-2001) no Banco Comercial Português (BCP), o maior banco privado Português, onde foi Membro da Comissão Executiva. Durante a sua
permanência criou e liderou, como Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva, toda a área de Seguros do BCP que atingiu a liderança do mercado em apenas sete anos.
Promoveu a fusão das operações de Seguros do BCP com sete companhias, incluindo o Grupo Eureko, um dos 15 principais grupos seguradores pan-Europeus sedeado na Holanda, com mais de 53 biliões de euros de Activos, que liderou como Presidente do Management Board, entre 1999 e 2001. Foi também Presidente do Conselho de Administração da Foreign &Colonial (uma das principais gestoras de ativos Europeias, sedeada em Londres e um investimento estratégico para o Grupo Eureko).

É atualmente Presidente do Conselho de Administração da Vendap em Portugal e Membro do Conselho de Administração da ITA CARE em Barcelona/Espanha. Tudo isto são investimentos da Magnum Capital.
Foi membro do Comité da ESMA (Capital Markets European Regulator) durante dois anos. Foi Presidente do Instituto Português de Corporate Governance. É Presidente da Comissão de Vencimentos dos CTT (Correios de Portugal) e recentemente foi nomeada membro do Conselho Consultivo do Banco de Portugal.

Detém um Advance Management Program pela Harvard Business School e um MBA pela Universidade Nova de Lisboa (onde foi professor convidado de Finança Internacional em 1986/87) e uma licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa. É membro da Academia de Engenharia. Em 2006 foi agraciado com o grau de Grande-Oficial de Mérito pelo Presidente da Republica Portuguesa.