Pedro Amaral
Professor no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde se formou e iniciou trabalho como investigador em 1996. Desde então, trabalhou sempre com o objectivo de contribuir para desenvolvimento industrial no sector da pedra natural e ornamental.
Em 2001, fundou a Frontwave, uma empresa que atualmente se dedica quase exclusivamente à engenharia e desenvolvimento tecnológico na área da pedra natural e que tem vindo a contribuir para fortalecer a inovação industrial feita neste sector.
Após o seu doutoramento no IST em 2004 (em parceria com uma das principais universidades em Itália a trabalhar sector), dedicou-se às áreas de investigação e inovação industrial, que já contribuíram para o aparecimento de novos materiais e processos de transformação na indústria, nomeadamente ao nível da implementação de tecnologias de fabrico de novos materiais compósitos à base de pedra e cortiça, bem como à otimização de processos de digitalização da pedra natural com vista à optimização da sua digitalização .
É autor de inúmeras publicações internacionais, e já participou em mais de 15 projetos de Inovação, Investigações e Desenvolvimento, sobretudo promovendo parcerias, com forte participação internacional (especialmente Europeia).
Na sua qualidade de fundador, participa desde 2011 como elemento do conselho consultivo da empresa Frontwave e, mais recentemente (2018) é um dos elementos da Direção da nova Associação para Inovação e Tecnologia na Pedra Natural, com a qual se encontra a implementar um projecto único ao nível do sector para desenvolver o novo Centro de Inteligência e Tecnologia Industrial - stoneCITI, o qual se irá desenvolver ao nível Nacional a partir na região de Pero Pinheiro, Sintra.