Sintra apresenta um gradual crescimento populacional desde 2014, sendo o 2º maior concelho do país com cerca de 400 mil habitantes. Contrariamente ao que tem vindo a suceder com o resto do país, Sintra revela um Saldo Natural positivo, o mais elevado dos municípios em todo o continente.
O concelho detém a maior percentagem de população jovem da Área Metropolitana de Lisboa, apresentando-se como o 5.º município com maior número de licenciados do país.
Entre 2014 e 2017, Sintra conseguiu reduzir o número de desempregados, apresentando atualmente uma das menores taxas de desemprego das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
O Rendimento Social de Inserção apresentou em 2017 uma das maiores reduções de beneficiários em Portugal e exibiu o 4.º maior volume de compras em TPA’s dos municípios nacionais. Em relação ao preço por m², Sintra apresentou uma subida do valor de 11 %, cerca de 88 euros por m².
Na saúde encontra-se em vigor um grande investimento financiado pela Edilidade na construção do Hospital de Sintra, com conclusão prevista para 2021 (ver www.novohospitaldesintra.pt). Ao nível privado o Grupo Mello irá investir na construção de outro hospital com especialidade oncológica. O atual Executivo Municipal tem ainda a decorrer um investimento na requalificação/reconstrução das unidades de saúde de Queluz (já em funcionamento), Almargem do Bispo, Rio de Mouro, Algueirão- Mem Martins, Agualva e Sintra.