Desde abril que os grupos de trabalho dos cinco setores representados no congresso Sintra Economia 20/30 (serviços, agricultura, comércio, industria e turismo) se reúnem para refletir as principais características e os principais desafios com que se confrontam no seu setor. As conclusões irão ser apresentadas e debatidas pelo porta-voz de cada grupo, havendo referências às principais dificuldades sentidas e às suas possíveis soluções. Pretende-se assim, criar um futuro promissor onde os desafios vindouros sejam facilmente ultrapassados.
Nas reuniões realizadas – a última decorreu no dia 20 de setembro – foi possível verificar a existência de alguns temas convergentes mencionados pelos grupos de trabalho, tais como os Planos Estratégicos Empresariais Setoriais, o licenciamento, os recursos humanos ou a formação profissional dirigida às necessidades das empresas.
A mobilidade intramunicipal e intermunicipal foi outro tópico mais abordado pelos vários setores, nomeadamente quanto à rede de transportes existente no concelho e ao custo da utilização das infraestruturas rodoviárias, bem como à qualidade estrutural das mesmas.
Este congresso, o primeiro dedicado exclusivamente às atividades económicas promovido pela Câmara Municipal de Sintra, tem um formato inovador pois permite a interação entre o tecido empresarial, a universidade e o setor público (representados nos grupos de trabalho), e a consequente análise dos circuitos económicos do concelho. Ao todo serão debatidos três ciclos temáticos assentes nos eixos estratégicos da autarquia, sendo eles o Desenvolvimento Económico e Sustentabilidade Ambiental, a Inovação Tecnológica e a Mobilidade Sustentável.
Aquando da apresentação pública do congresso, no passado mês de julho, Basílio Horta referiu que "este congresso resulta de um desafio lançado ao Conselho Estratégico Empresarial para analisar a economia nacional aos olhos de Sintra e sob a perspectiva de Sintra”.
A sessão de encerramento contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a sessão de abertura com o Primeiro-Ministro, António Costa.
O palco escolhido para a realização do congresso será o Centro Cultural Olga do Cadaval, no dia 26 de outubro e conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
VER PROGRAMA AQUI