A Câmara Municipal de Sintra assumiu a questão do investimento na Saúde como um dos pilares essenciais para a melhoria de vida dos munícipes, nascendo assim o projeto do novo Hospital de Proximidade de Sintra.
O investimento será de 29,617 milhões de euros no projeto, fiscalização e obra, com o Estado a assumir 21,660 milhões na aquisição do equipamento médico, geral e informático.
O equipamento será composto por:
- Ambulatório Programado com Consultas Externas e Exames; Unidade de Saúde Mental; Medicina Física de Reabilitação, Central de Colheitas e os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica;
- Unidade de Cirurgia de Ambulatório com Bloco de Cirurgia e Recobro;
- Serviço de Urgência Básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra;
- Unidade de Convalescença com 60 camas;
- Farmácia;
- Unidade de Esterilização;
- Ensino e Formação.
O hospital prevê ainda um local para a futura construção de um heliporto e ficará preparado para ampliar as suas respostas quer quanto às novas consultas de especialidade, quer quanto à construção de dois pisos para instalação até mais 120 camas de convalescença. As especialidades que os utentes poderão beneficiar serão as seguintes: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Estética, Gastrenterologia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clinica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Radiologia e Urologia.
Além da criação do hospital, o concelho assiste também ao nascimento de novos e ambicionados Centro de Saúde: Queluz (já inaugurado e em funcionamento), Agualva, Sintra, Algueirão-Mem Martins e Almargem do Bispo. O Centro de Saúde de Belas encontra-se atualmente em preparação.
Consulte mais informações em Novo Hospital de Sintra